Cancro e dieta vegetariana com vínculo perturbador
Pesquisa realizada em Inglaterra indica que os vegetarianos poderão ter menos probabilidades de padecer de cancro. No entanto, o mesmo estudo revelou também maior incidência de tumores colorrectais nos vegetarianos.
Investigadores britânicos da organização Cancer Research UK desenvolveram uma pesquisa – publicada no American Journal of Clinical Nutrition – que permitiu concluir que o consumo de carnes vermelhas propicia o desenvolvimento de tumores malignos.
Foram analisados dados de cerca de 53 mil pessoas, cujas idades variam entre os 20 e os 89 anos. Aquelas que incluíram na sua dieta o consumo de carnes apresentaram uma ocorrência de cancro significativamente maior do que os que optaram pela abstinência deste alimento.
Perturbadora foi outra conclusão deste estudo: os vegetarianos que foram objecto de análise mostraram uma maior taxa de incidência de cancro colorrectal (intestino e recto).
Os investigadores da Cancer Research UK não conseguem encontrar uma explicação para este facto, uma vez que este tipo de tumor está associado, precisamente, ao consumo de carnes vermelhas.
"O estudo sugere que pode haver alguma redução do risco de cancro em vegetarianos e pessoas que comem peixe. Mas há que examinar os dados com precaução", afirmou Tim Key, autor da pesquisa.
Esta é a primeira vez que se associa a dieta vegetariana à ocorrência desta doença. Por isso permanecem muitas dúvidas na comunidade científica.
“A pesquisa mostrou-nos que os vegetarianos não têm uma incidência de cancro colorrectal mais baixa, o que nos leva a concluir que é necessário perceber de que modo a carne se encaixa nesta questão”, concluiu Tim Key.